Irregularidade marca a temporada do BVB até agora
- João Pedro Zettermann
- 28 de dez. de 2016
- 2 min de leitura
A pausa de inverno chegou em bom momento para o Borussia Dortmund. Em uma fase nitidamente complicada, o time de Thomas Tuchel terá tempo para repensar algumas coisas e consertar os muitos erros cometidos na primeira metade da temporada.
Apesar de contar com um grupo recheado de grandes jogadores, o BVB não conseguiu se achar como equipe na temporada. As séries de lesões e as muitas mudanças no time titular impediram que um padrão de jogo fosse encontrado. O pouco tempo de treino com o grupo completo também pode ser apontado como uma das causas do fraco desempenho.
A irregularidade da equipe fica clara se percebermos que o BVB é capaz de fazer um jogo espetacular contra o Bayern em um dia, e empatar bisonhamente com o Ingolstadt no outro. A falta de consistência na defesa tem matado o Dortmund em diversos jogos, assim como as seguidas falhas de Weidenfeller.

A defesa inclusive, é motivo para tirar o sono da torcida aurinegra. Mesmo com poucas opções defensivas no elenco, aparentemente não passa pela cabeça dos dirigentes a contratação de algum jogador. A volta de Bender, ausente em boa parte da temporada até o momento, deverá ser o reforço.
Do meio para frente as coisas fluem com mais facilidade, apesar de alguns nomes como Schürrle e Kagawa ainda estarem devendo um melhor desempenho. O que assusta realmente é a quantidade de gols perdidos. A falta de pontaria pode ser apontada como a causadora de alguns tropeços, como os empates contra Hertha Berlin e Augsburg em casa.
Dois jogadores merecem um destaque especial, mas por motivos diferentes. Guerreiro se mostrou uma peça extremamente importante, com gols e assistências. É titular incontestável e sua volta trará muito mais qualidade ao time. As melhores partidas do Dortmund até o momento ocorreram sob a batuta do português, que surpreendeu a todos ao se firmar no meio-campo.
Já Schmelzer faz uma temporada desastrosa até o momento, sempre levando bolas nas costas e com muitos problemas na marcação. Apesar de ser o capitão e a liderança do grupo, a titularidade do alemão deveria ser repensada.

Outros destaques positivos são a afirmação de Bürki, o faro de gol de Aubameyang, a subida de produção de Pulisic e a personalidade de Dembélé, que mesmo errando muitos passes tem sido um jogador decisivo.
Thomas Tuchel teve todos os méritos no desempenho incrível que fez o BVB ter na temporada passada. Nessa, porém, parece perdido em meio ao grande número de opções que tem em seu elenco. A teimosia em apostar em jogadores como Ramos e Rode fez o treinador alemão prejudicar a equipe em diversos momentos. Tuchel também precisa ser mais ágil para mexer no time.
Ainda vivo nas disputas da Copa da Alemanha e da Uefa Champions League, o Dortmund precisará se encontrar nessa parada de inverno. A busca por uma vaga na próxima edição da UCL também está diretamente ligada a uma melhora no desempenho da equipe. Para alcançar os objetivos, o BVB vai precisar mudar para melhor.

Comentários