top of page

Südtribune: Renato Steffen

  • Renato Steffen
  • 31 de jul. de 2016
  • 2 min de leitura

Difícil explicar uma paixão tão grande por um clube que escolhi amar. Difícil achar palavras para transmitir aquilo que sinto ao me expressar como torcedor, admirador e apaixonado pelo BVB.


Meu nome é Renato Steffen, moro em Parobé, cidade do Vale dos Sinos que é colonizada por alemães e italianos. Sempre fui apaixonado por história e o que me fascina é poder ver a história ser escrita por pessoas comuns, que com um ideal inabalável transformaram o que hoje nos inspira. Quando conheci o BVB, logo percebi que era mais que um simples clube.


Minha região tem muitos alemães, dentre eles o padre da minha Igreja, com o qual fui saber mais sobre este clube que lutou por ideais na época mais cruel, a Segunda Guerra Mundial.


Este padre, por ironia, era torcedor do Bayern, mas mesmo assim ele falou sobre o Borussia com muita paixão, pois até ele, como torcedor rival, mostrava muito respeito e admiração pelo clube aurinegro.

Para reforçar, em 2006, um dos meus jogadores favoritos foi jogar lá, o Tinga.


Vencer ou perder é apenas um detalhe pra quem ama e torce de verdade. Em 2013 eu vi os melhores jogos da atualidade, mesmo perdendo a final da UCL. Vi o Borussia bater de frente com gigantes e vencer, vi nos últimos anos um BVB com uma filosofia própria de formar jogadores e montar bons elencos na própria casa. Vi nosso grande capitão Sebastian Kehl se aposentar e Marco Reus negar ofertas milionárias de outros clubes para defender o nosso Dortmund, mesmo na última colocação. Vi também alguns jogadores que eu tinha como ídolos saírem.


Sempre achei que eu era um torcedor solitário, porém quando conheci outros aficionados do Fan Clube Süd Brasilien, eu me vi dentre amigos e torcedores. Soube então que não estava sozinho. Como diz no grito da nossa torcida: You'll Never Walk Alone!!! Heja BVB!




 
 
 

Comentários


© 2015 by Borussia Dortmund Süd Brasilien

bottom of page