Südtribune: Jonas Knorst
- Jonas Knorst
- 1 de mai. de 2016
- 3 min de leitura
Borussia Dortmund. 16 letras de uma palavra muito importante na minha vida. Um clube que aprendi a amar. Abaixo segue um breve relato de como minha vida mudou após virar torcedor deste clube.
* DORTMUND, 09 DE ABRIL DE 2013.
Champions League. Quartas de final - jogo da volta.
Borussia Dortmund 3x2 Málaga
Acompanhei como simpatizante as conquistas do bi - campeonato alemão das temporadas de 2010/2011 e 2011/2012. Porém eu não parava minhas atividades para assistir aos jogos. Olhava quando dava mesmo. O estilo fanático do torcedor do Borussia me chamava a atenção. Mas segui nesse ritmo até o dia 09 de abril de 2013. Nesse dia eu estava de folga, e as 15.45h do horário de Brasília, me sentei no sofá de casa e coloquei na ESPN. A partida era Borussia x Málaga, válida pelas quartas de final da Champions. O resultado de ida foi considerado bom. Um 0x0 na Espanha nos deu a possibilidade de classificar com uma vitória simples no Signal Iduna Park. Na entrada do time em campo, a torcida organizada ergueu um astronômico mosaico. Aquilo me deixou de queixo caído. O narrador da partida explicou que se tratava do setor Sud Tribune, mais conhecido como paredão amarelo. Dessas informações eu já tinha conhecimento, de que a torcida era fiel e detinha a maior média de público do mundo, com mais de 80 mil pessoas por jogo.
Mas aí ele largou que ali na "geral" se concentravam 25 mil pessoas. ??? 25 mil? Fui pesquisar e vi que a capacidade total da Sud tribune era de 24.454. Caramba, quanta gente. Torcendo da maneira como eu gosto de torcer. Em pé, cantando e apoiando o time sem parar. Demais! Mas o jogo. Aos 24 da primeira etapa sofremos o gol do Málaga. Eram necessários mais 2 pra passar, visto que o empate com gol qualificado servia ao time espanhol. Aos 39 o gol de empate do BVB, com Lewandowski. O que se sucedeu foi uma pressão gigante do Borussia, porém aos 36 minutos da segunda etapa o Málaga fez 2x1, gol que o narrador da ESPN classificou como o gol do avanço de fase por parte do time espanhol. Confesso, nem eu mais achei que fosse possível. Eram necessários 2 gols. O tempo passou e o 2x1 permanecia. E o juiz deu o acréscimos de 3 minutos. 3 minutos para 2 gols. O que aconteceu em seguida foi utópico. 90m44s: Gol de Marco Reus. 91m53s: Gol de Felipe Santana. Inacreditável. Eu gritei loucamente na sala. - Buscaaaaa! - Buscaaaaa! A virada nos acréscimos. Estava consumado o milagre de Dortmund. E consumada a classificação que me fez virar um apaixonado torcedor deste clube. A goleada no jogo de ida da semi - final por 4x1 diante do Real Madrid foi outro momento mágico que fortaleceu meu sentimento e consolidou meu fanatismo. A final contra o Bayern doeu muito em mim, pois aquele grupo de jogadores merecia ser campeão da Champions. Jurgen Klopp também merecia ser campeão da Champions pelo Borussia.
04/10/2015 - ENCONTRO FÃ CLUBE BORUSSIA DORTMUND SUD BRASILIEN.
Esse dia foi mega especial. Se antes eu seguia minha paixão pelo Borussia sozinho, após conhecer o fã-clube eu me vi no meio de muita gente que compartilhava do mesmo sentimento. Lá eu conheci uma galera que agora são meus amigos. Se hoje eu não vejo problemas em rodar 80km de Picada Café até Porto Alegre para ir nos encontros, é porque o grupo é muito bacana. Compartilho do sonho de muitos de poder um dia conhecer a nossa casa, conhecer o Signal Iduna Park, e se possível estar na Sud Tribune, no meio de 24.454 torcedores apoiando o time num jogo do BVB. Para finalizar, eu tenho convicção de dizer que a minha história de vida e meus anseios pessoais de superação e de garra não me permitiriam torcer para outro clube na Alemanha a não ser o Borussia. Se na minha vida nada é fácil, na do Borussia também não é. Por isso tamanha identificação e consideração. O jeito de torcer de seus torcedores, a maneira que tratam seus ídolos e o conceito que o clube entende sobre futebol me faz ter a convicção de que num futuro muito próximo, o clube será um dos pioneiros em conquistas na Europa.
HEEEEEEJA BVB! NUR DER BVB!

Comentários