top of page

Südtribüne: Victor Warth

  • Victor Warth
  • 1 de jul. de 2015
  • 3 min de leitura

Me chamo Victor, nasci, cresci e moro em Porto Alegre e tenho 23 anos. Minha história com o Borussia Dortmund começou casualmente, há alguns anos, mais precisamente em 2002, onde o time disputava a UEFA Champions League de 2002-03, na fase de grupos, juntamente com o quase sempre poderoso, e na época galáctico, Real Madrid, de Zidane, Figo, Ronaldo, Zidane, Raul e outros tantos grandes nomes. Particularmente, nunca gostei da postura arrogante do Real Madrid desde pequeno, sempre desdenhando os demais, o que me fez “adotar” o time, particularmente naquele jogo. Acompanhei a partida na casa de um amigo, onde o BVB acabou perdendo o jogo por 2 x 1(saímos na frente, e nosso gol de honra foi marcado por Koller, o gigante tcheco), mas mostrou uma postura que me agradou muito, típico da disciplina alemã, mantendo uma postura aguerrida e disciplinada.


Passado uma década, mais precisamente em 2013, quem diria, me reencontraria novamente com o BVB(naquele ano já treinado pelo nosso querido e folclórico Jürgen Klopp) e adivinhe contra quem? Real Madrid. Treinado por quem? José Mourinho, treinador que admiro muito suas qualidades profissionais, porém com uma péssima postura profissional. Era semi-final daquela edição de UEFA Champions League, e acompanhei os melhores momentos da partida. Um estrondoso 4 x 1, contra o Real Madrid, arrogante que só, de Cristiano Ronaldo, José Mourinho e Cia. Pronto, era o que precisava para virar, se não torcedor, um grande admirador. Tive a oportunidade de acompanhar todo o jogo da volta, em Madrid, onde o BVB resistiu bravamente até os 35 minutos do segundo tempo, quando Benzema abriu o placar, e Sergio Ramos complementaria, com 2 x 0 aos 46 minutos, sendo aqueles 15 minutos finais de muita pressão do Real Madrid, que precisava de apenas mais um gol para a classificação à grande final. Me vi apegado a um time, até então onde era mero admirador, de uma maneira arrebatadora naquele momento de drama. A derrota, até pela classificação, não quis dizer muito. Vendo e revendo o jogo e melhores momentos, me admirei com a disciplina tática e marcação apresentados(aspectos que admiro demais no futebol), e pela inteligência, precisão e velocidade nos contra golpes. Sempre fui adepto ao futebol moderno, porém com preferência para os aspectos citados, que foi algo que vi e muito na partida. Nascia ali minha torcida, até então discreta pelo Borussia Dortmund, onde disputaríamos a grande final da UCL contra outro grande time, o Bayern de Munique de outros grandes jogadores, como Muller, Riberry e Robben. Apesar da derrota, onde jogamos bem, o sentimento pelos aurinegros ficou comigo, mesmo na época nutrindo certa simpatia pelo Bayern(deixei-o de vez pelos mesmos motivos do Real Madrid, arrogância e desdém pelos demais). Comecei a pesquisar, a partir de então, pela história do time, por conhecer os jogadores melhor, enfim, me ambientar mais com o BVB e sua história. Antes mesmo de 2013, em um jogo de PS2, o Legends 2 classiscs, sempre escolhia o BVB de 1997, quase inconscientemente, me admirando muito pelo esquema tático defensivo, porém muito efetivo e eficaz daquele time, com grandes valores individuais, pesquisando a partir dali, os jogadores marcantes da história do nosso mais vitorioso esquadrão da história(Cito também, nesta época, minha admiração, até hoje, por equipes auri negras, e por ter ganho do Cruzeiro em 1997, no extinto formato do mundial de Clubes, hehehehe).


Vagando pelo facebook, no início de 2015, após curtir a página do time e de alguns jogadores do BVB, eis que vejo uma sugestão de grupo, BORUSSIA DORTMUND-RS. Pensei: “ué, vou entrar, ver no que dá, discutir algumas idéias, que sabe...”. Mal eu sabia que ali encontraria fanáticos, muito mais do que eu na época. Nunca pensava que justamente aqui em Porto Alegre poderia compartilhar aquele sentimento, um pouco acanhado na época, com demais pessoas, que hoje, algumas delas posso chamar de amigos. A organização do grupo, desde sempre se mostrou muito boa, motivação para realizar encontros nos jogos fantástica e surpreendente, o que, a medida que fomos nos conhecendo mais em cada encontro, e mostrando uma parceria e respeito sem igual, alimentou meu sentimento pelo BVB de uma maneira incrível e hoje, este sentimento virou paixão, o que me motiva cada vez mais a pesquisar sobre a história do clube, admirar nossa fanática torcida cada vez mais, e a cada dia que passa, ser cada mais um schwarz und gelb fan(Fã amarelo e preto). FORÇA MURALHA AMARELA!!! HEJA BVB!!!


10404156_383133721878278_2564021218575898696_n_edited.jpg

Victor Konrado Monego Warth - Porto Alegre, Rio Grande do Sul

 
 
 

Comentários


© 2015 by Borussia Dortmund Süd Brasilien

bottom of page