Südtribüne: Lucas Henemann
- Lucas Henemann
- 26 de mar. de 2015
- 2 min de leitura
Pois bem, falar do Dortmund é sempre muito bom, e sobre como conheci esse grande clube é um prazer. Sempre acompanhei o futebol europeu, em geral, gostava de assistir campeonatos como Premier League, Serie A e claro a Bundesliga.

Certo dia, assistindo um jogo pela Bundesliga em 2006 e, meu tio, chamado Wernner de origem alemã e conhecedor do futebol germânico, apresentou-me de forma “oficial” (se é que posso dizer assim) ao clube aurinegro.
Desde então, comecei a acompanhar melhor a equipe e ler sobre ela e sua história, revendo e lendo sobre jogadores que se destacaram e ajudaram a formar e alcançar os principais feitos dentro do clube.
Muitas pessoas não entendem o porquê do gosto por futebol, ou melhor, torcer por um clube como o Borussia Dortmund; mas a sua essência foi o que mais me cativou.
O clube tem um histórico de lutas muito grande, em tempos de tirania, aversões desumanas e ódio; houve muita coragem em se opor a tudo isso, o que resultou na morte de dirigentes dentro do período nazista. Um ser humano digno e honrado precisa ter muita integridade e coragem para abraçar seus ideais e princípios, colocando- os a prova, diante até da própria morte e repreensão.
Houve períodos difíceis para nós torcedores dentro da Bundesliga, o clube ainda teve um momento de penumbra entrando quase a falência, mas se reergueu e continua firme. Poucos clubes e jogadores têm um apoio tão intenso da torcida como os aurinegros, e esse apoio e afago também são transmitidos pelos jogadores de diversas formas e atitudes fora do campo, coisas simples como servir seus torcedores, fazer campanhas ajudando pessoas necessitadas e apoiando causas nobres. Não preciso de um clube milionário para gostar/torcer, é nessa linha tênue das várias fases do clube de “amor e ódio” que a admiração e gosto só aumentam.
BVB é mais que dinheiro, é respeito, fraternidade, coragem, cooperação e principalmente união. Acho que a união é o que mais reflete esse clube.
Quando fui encontrado e me convidaram para este grupo fiquei animado, pois como a maioria, acreditava ser o único, ou raridade no meio Borussia Dortmund no Brasil (principalmente no Sul), mas pelo contrário, o grupo só aumenta e cada vez mais vão chegando mais e mais torcedores-simpatizantes do clube, e nesses encontros sinto justamente isso, união e confraternização entre todos; o clima de amizade é bastante sentido e notório.
Agradeço o apoio de todos os aurinegros do Borussia Dortmund - Süd Brasilien pelos encontros que aconteceram e os que ainda estão por vir; um grande abraço e que Deus abençoe a todos! Heja BVB!

Lucas Henemann - Parobé, Rio Grande do Sul
Comentários